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10 dicas para ter uma boa noite de sono

Dormir bem, faz muito bem.

Para que você durma aproximadamente 8 horas por dia, esse deve ser o horário ideal de ir para a cama, 22:00hs, mas antes beba o último copo de água do dia. Um banho quente e um bom livro são ótimas pedidas para relaxar. Evite ficar ao telefone neste horário, a luz prejudica a qualidade do seu sono! Uma boa noite de sono é essencial para ter energia no dia seguinte, e poder começar tudo de novo.

Além da menor produtividade, já que a pessoa não consegue se recuperar mentalmente, a má qualidade do sono causa prejuízo para a saúde. A pressão arterial, a frequência cardíaca e outros sistemas se recuperam do desgaste do dia a dia nesse momento. Dormir bem não está relacionado à quantidade de horas dormidas, mas, sim, com a qualidade. Há quem precise de nove horas de sono e quem se contente com seis, o importante é como a pessoa se sentiu ao acordar.

1. Desligue-se do trabalho
Se não for possível se desligar dos assuntos profissionais terminado o expediente, é preciso deixá-los de lado, pelo menos, três horas antes de ir para a cama;

2. Crie rituais
Desenvolver alguns rituais é importante para quem tem dificuldade de adormecer. Criar uma rotina na hora de dormir faz com que haja uma associação mental de que é o momento de relaxar;

3. Escolha bem os alimentos
Bebidas como café, refrigerante e chá mate, verde e preto devem ser evitadas, no mínimo, duas horas antes de dormir. Refeições pesadas no jantar também são inimigas de uma boa noite de sono. O álcool é um problema. Há quem beba para dormir, porque, em um primeiro momento, ele parece induzir ao sono, mas faz com que se acorde no meio da noite;

4. Evite DRs
Deixar para discutir os problemas da relação ou dar aquele sermão nos filhos no final do dia é garantia de uma noite mal dormida. “Não é hora de acertar contas. Mesmo depois de tudo resolvido, a carga emocional fica;

5. Leia ou assista a filmes
A sugestão é que a pessoa procure obras leves ou até monótonas e desinteressantes, o que normalmente desperta o sono. O ideal é não ver telejornais, pelo menos, duas horas antes de dormir. Pessoas mais sugestionáveis podem ter um sono agitado ao ver notícias ruins;

6. Evite atividades físicas intensas
Exercícios de alongamento, ioga e tai chi chuan podem ser praticados sem restrições antes de dormir e, para algumas pessoas, até funcionam como facilitadores do sono. Já as atividades aeróbicas devem ser realizadas, pelo menos, três horas antes de a pessoa deitar;

7. Concentre-se na respiração
A respiração abdominal é uma ótima maneira de relaxar e limpar a mente dos problemas do dia a dia. Ela ajuda a tirar a tensão dos pensamentos que incomodam;

8. Ouça música
Ouvir sons da natureza ou música ajuda algumas pessoas a dormir melhor;

9. Deixe o celular de lado
Ficar deitado na cama trocando mensagens no Whatsapp ou vendo as últimas atualizações dos amigos nas redes sociais é o maior sabotador de uma noite bem dormida. O celular tem sido um dos principais agravantes dos problemas do sono. Deve-se estabelecer um limite e desligar o aparelho, pelo menos, uma hora antes de dormir;

10. Tenha pensamentos positivos
Colocar a cabeça no travesseiro e começar a pensar em tudo o que deu errado no dia ou no que gostaria de mudar na própria vida é uma atitude que acaba com o sono. Pensar em algo positivo e tentar transformar pensamentos negativos, concentrando-se nas coisas boas, pode ajudar a ter uma noite calma e com qualidade.

Bjo, Li

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