A banana é sua velha conhecida! Provavelmente, ela esteve presente nas primeiras papinhas em sua época de bebê. Mas, apesar da intimidade, você deve acreditar que a fruta é inimiga da dieta: uma unidade tem aproximadamente 90 calorias e 22 g de carboidrato. Pois bem, é o oposto: o fruto da bananeira não é somente uma potência nutricional, ela é a solução perfeita para matar aquela fome fora de hora e para prolongar a sensação de saciedade por mais tempo.

A banana também se destaca entre as demais frutas por ser rica em fibras, potássio, triptofano, fósforo, cálcio, magnésio e vitaminas A, C, B1, B2 e B6.

Na prática, o estoque de potássio ajuda no controle da pressão arterial, evita câimbras e dores musculares. Já o triptofano não só previne como trata a depressão, pois atua na produção de serotonina, o hormônio do bem-estar.

Outros benefícios da banana:

» Regular o intestino, especialmente em casos de diarreia;
» Diminuir o apetite porque sacia mais rapidamente, ajudando a emagrecer;
» Evitar cãibras musculares, principalmente durante o verão, na gravidez ou em períodos de vômitos e diarreia;
» Reduz a pressão arterial, pois aumenta a eliminação de sódio na urina;
» Ajudar a combater a depressão, pois a banana contém triptofano fundamental para a formação da serotonina, que é o hormônio que melhora o humor e ajuda a relaxar.

Apesar da banana ter fibras que diminuem o apetite a banana tem calorias e por isso não deve ser comida mais que uma banana por dia. A casca da banana tem o dobro de potássio e é menos calórica que a própria fruta, também podendo ser utilizada em receitas como bolo e brigadeiro.

O QUE É QUE A BANANA TEM?
Fibras: A banana é rica em fibras, por isso dá sensação de saciedade. Comer a fruta logo pela manhã evita a vontade de beliscar e comer várias vezes durante o dia. Frutose: o açúcar da fruta regula o impulso por doces. Dica: Tente substituí-los por uma banana desidratada. Baixa caloria: diferentemente do imaginado, o valor calórico da fruta é baixo: varia entre 87 e 125 calorias por unidade.

ESCOLHA A SUA
· Banana-d´água: 87 calorias
· Banana-maçã: 100 calorias
· Banana-nanica: 87 calorias
· Banana-ouro: 125 calorias
· Banana-prata: 89 calorias

Principais dúvidas em relação à fruta:

1) Banana engorda?
Não. O que definirá o engorde será o consumo diário de calorias da dieta, e não a caloria individual de um alimento.

2)Em qual fase da maturação da banana é recomendado o seu consumo?
O ideal é consumir a banana na fase mais verde do que na mais madura, pois quando ela está nesta fase ainda possui o amido chamado “resistente”, que proporciona mais saciedade e controla melhor a fome. A banana verde é constituída essencialmente por água e amido. A medida que a fruta vai amadurecendo, o amido transforma-se em açúcares mais simples, como a glicose, frutose e sacarose, sendo digerida mais rapidamente.

3) Quais são os melhores horários para se consumir a banana? É verdade que seu consumo não é recomendado durante a noite?
A banana pode ser consumida em qualquer horário, inclusive à noite, pois o que define a perda ou o ganho de peso é o consumo calórico do dia inteiro, e não o horário de consumo. Pessoas que apresentam insônia devem consumir banana à noite devido ao estímulo da produção de serotonina, substância que melhora o sono e tranquiliza.

4) A banana é um bom alimento para se consumir antes de
fazer exercícios? Por quê?
Sim, pois a banana apresenta amido em sua composição, que é responsável por aumentar a energia de forma mais prolongada, ao passo que outras frutas geralmente apresentam apenas frutose, que é um carboidrato simples de rápida absorção com liberação de energia momentânea. Ela é rica em vitamina B6 e potássio, que são nutrientes importantes para a regulação da contração muscular, do equilíbrio hídrico e para a manutenção do ritmo cardíaco, além de prevenir cãibras.

Estudos recentes afirmam que uma pessoa consome em média até 14 quilos de bananas por ano o qual contribui para fortalecer o corpo inteiro e é considerado um alimento que ajuda a prevenir um substancial número de doenças, confira abaixo!

Anemia
Por conter muito ferro, a banana estimula a produção de hemoglobina no sangue e ajudam em caso de anemia;

Azia
As bananas têm efeito antiácido natural. Se você sofre de azia, coma uma banana para aliviar.

Cansaço Matinal
Comer uma banana entre as refeições ajuda a manter os níveis de açúcar no sangue elevados, combatendo o cansaço.

Capacidade Mental
Pesquisas mostram que frutas com elevado teor de potássio ajudam alunos a aprender e manter-se mais alerta nas aulas. Prova disso é que estudantes de uma escola americana tiveram a ajuda da banana, no café da manhã, no lanche e no almoço para elevar sua capacidade mental.

Cérebro
200 estudantes comeram uma banana ao pequeno almoço, ao almoço e ao lanche e provou-se que o potássio presente no fruto ajudou-os a melhorar a sua concentração.

Constipação Intestinal
Por causa dos seu elevado teor de fibras, ela é uma excelente parceira para normalizar as funções intestinais do organismo, sem que você precise recorrer aos laxantes.

Controle de Temperatura
Muitas culturas vêm a banana como um fruto “calmante”’ porque consegue baixar a temperatura, quer física quer emocional, nas mulheres grávidas. Na Tailândia, por exemplo, é hábito as mulheres grávidas comerem bananas para se assegurarem de que o seu filho nasce com a temperatura correta.

Cortes
De acordo com o New England Journal of Medicine, comer bananas regularmente pode reduzir o risco de morte por cortes até mais de 40%!

Depressão
De acordo com recente pesquisa realizada entre pessoas que sofrem de depressão muitas se sentiram melhor após uma dieta rica em bananas. Isto acontece porque a banana contém um tipo de proteína que o organismo converte em serotonina ,substância esta que ajuda a relaxar, melhora o humor, o que, geralmente, aumenta a sensação de bem-estar.

Dor de Cabeça
Uma das maneiras mais rápidas de curar uma dor de cabeça é fazer um batido de banana com mel. A banana acalma o estômago e com a ajuda do mel aumenta os níveis de açúcar no sangue enquanto o leite acalma e hidrata todo o teu sistema.

Energia
Se você deseja uma solução rápida para os baixos níveis de energias do seu organismo, não há melhor lanche que a banana. Contendo três açucares naturais — sacarose, frutose e glicose — combinados com a fibra, ela lhe presenteia com uma rápida e substancial elevação da energia. Pesquisas científicas provam que apenas duas bananas por dia fornecem energia suficiente para noventa minutos de exercício.

Enjoo Matinal
Comer uma banana entre as refeições ajuda a manter o nível de açúcar no sangue elevado, o que evita as náuseas.

Estresse
O potássio é um mineral vital no combate ao estresse. Ele ajuda a normalizar os batimentos cardíacos, levando oxigênio ao cérebro e regulando o equilíbrio da água no nosso corpo. Isso porque quando estamos estressados, nossa taxa metabólica se eleva, reduzindo os níveis de potássio no organismo, que podem ser re-equilibrados com a ajuda da banana.

Fumar
As bananas podem ajudar quem quer deixar de fumar. As vitaminas B6 e B12, o potássio e o magnésio que contêm, ajudam o corpo a recuperar dos efeitos da falta de nicotina.

Nervos
A fruta contém elevado teor de vitamina B, o que ajuda a acalmar o sistema nervoso. Pesquisas em 5.000 pacientes, chegaram à conclusão que os mais obesos são aqueles que têm trabalhos de muita pressão. O relatório concluiu que para combater isto, devemos controlar os nossos níveis de açúcar no sangue devendo consumir comida com muitos hidratos de carbono, como a banana.

Obstipação
Ricas em fibras, a inclusão de bananas nas dietas ajuda a normalizar o trânsito intestinal, permitindo extinguir os problemas sem o uso de laxantes.

Picadas de Insetos
Ao ser picado por um inseto, experimente esfregar a zona afetada com a parte de dentro de uma casca de banana e se certificará que a irritação se acalma.

Pressão Arterial
Como a banana possui elevado teor de potássio, porém reduzida em sódio, tornou-se perfeita para combater a pressão arterial. A Food and Drug Administration, nos Estados Unidos até permitiu aos produtores de bananas usarem isso como publicidade.

Ressaca
Experimente beber vitamina de banana com leite e mel. Esta é uma das formas mais rápidas de curar a ressaca. A banana acalma o estomago e, com a ajuda do mel, eleva o baixo nível de açúcar, enquanto o leite suaviza e reidrata o sistema.

Stress
O potássio é um mineral vital que ajuda a normalizar o batimento cardíaco, que auxilia a ida do oxigênio para o cérebro e que regula a repartição de água pelo corpo. Quando estamos estressados o nosso metabolismo altera-se reduzindo os níveis de potássio. Podemos ajustá-los com a ajuda deste fruto, rico em potássio.

TPM
Troque os remédios pela banana. Ela contém vitamina B6, que regula os níveis de glicose no sangue, responsáveis por afetar o humor das mulheres na época da menstruação.

Consulte sempre seu nutricionista.