Camarão é um dos pratos preferidos da turma aqui em casa, todo mundo adora!

Confira esta opção mais leve, menos calórica e mais saudável do risoto de camarão, ideal para quem está de dieta. Existe um receio muito grande de incluir o camarão nas dietas, mas é importante saber que o vilão não é ele em si, mas o modo como é preparado. O camarão possui muito pouca gordura e mesmo assim parte dela é ómega 3, gordura que protege o sistema cardiovascular. É também muito rico em vitaminas B12 e selénio, nutrientes indispensáveis ao organismo.

Uma das coisas mais atraentes no camarão como alimento é sua quantidade de calorias. Uma porção de 90 gramas, por exemplo, oferece apenas 101 calorias, apenas 5 por cento das 2000 calorias sugeridas por dia. É energia fácil de queimar com exercícios, então não é muito difícil queimá-la. As calorias só aumentam se você resolver fritar ou empanar – e assim o camarão engorda.

O camarão é uma excelente fonte de Selênio que neutraliza os efeitos prejudiciais dos radicais livres, que é a principal causa de câncer e outras doenças degenerativas. É também uma boa fonte de Vitamina D, B12 e Ômega-3.

Mas mesmo com todo esse benefício, deve ser consumido com moderação. O camarão é rico em sódio e colesterol, por isso faça este prato só no fim de semana ou para quebrar a rotina em uma ocasião especial.

INGREDIENTES
Ingredientes:
» 400 gramas de camarão sem casca grandes e limpos;
» ½ xícara de chá de arroz integral;
» ½ cebola cortada em cubinhos;
» 1 abobrinha grande cortada em cubinhos;
» 3 xícaras de água;
» Rúcula grosseiramente rasgada à gosto;
» 1 colher de sopa cheia de cream cheese light;
» Sal e pimenta do reino a gosto.

MODO DE PREPARO
Modo de preparo:
O preparo do seu risoto de camarão light em pouco difere dos demais risotos: por isso, vamos começar pelo caldo. Para fazê-lo, pegue os camarões e separe suas cabeças. Essas cabeças deverão ser colocadas com as três xícaras de água e os temperos de sua preferência. Espere que essa mistura levante fervura e após isso abaixe o fogo e deixe que o caldo cozinhe por mais dez minutos. Deixe-o reservado.

Com o caldo separado, pegue uma outra panela onde você irá refogar o arroz com a cebola. É importante lembrar, no entanto, que não se deve utilizar óleo nessa etapa do processo: apenas um pouco de água para não queimar o fundo já é suficiente.

Com o arroz refogado é chegada a hora de começar a dar forma ao seu risoto de camarão light: para isso, adicione todo o caldo de camarão e deixe cozinhar até que o líquido seque, mexendo às vezes. No entanto, ainda que o líquido colocado na panela esteja seco, o arroz do seu risoto ainda não deve estar cozido.

Adicione à panela as abobrinhas cortadas e para continuar o processo de cozimento do risoto, acrescente mais meia xícara de chá de água quente. Mexa bem até que o arroz esteja cozido. Nem sempre a quantidade de água colocada é o suficiente para garantir o cozimento por completo do arroz. Por isso, se achar necessário, acrescente mais água quente, no entanto faça isso aos poucos para conseguir ter controle sobre o momento em que irá atingir o ponto desejado.

Adicione os camarões descascados na panela e misture delicadamente. Deixe cozinhar por cerca de 5 minutos. Tome cuidado para que os camarões não cozinhem por muito tempo, poiso excesso de cozimento faz com que esse fruto do mar fique duro – e isso fará com que ele pareça borracha o que irá descaracterizar o sabor do seu risoto. Acerte o sal e a pimenta a seu gosto e, para finalizar, incorpore a colher de cream cheese ao risoto para dar cremosidade.

Decore com amêndoas laminadas, um fio de azeite e ervas da sua preferência. Sirva na sequência sem deixar esfriar, pois é um prato que deve ser servido quente.

Bjo! Li.

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