A melancia é uma fruta que possui muitas propriedades terapêuticas e medicinais, mas não apenas a fruta em si tem estes benefícios, mas também suas sementes. Estas agem desintoxicando e limpando o organismo. Porém assim como acontece com a maioria das frutas, suas sementes são quase sempre descartadas e não consumidas.

Em outras partes do mundo seu consumo é comum. Na Ásia e no Oriente Médio, sementes de melancia são recolhidas e assadas para que possam ser servidas como um lanche. Na Nigéria, são usadas em determinadas sopas. Elas têm sua própria composição nutricional, incluindo proteínas, gorduras, ferro e outros nutrientes. Sementes de melancia são também uma fonte de calorias.

Confira abaixo algumas das suas principais propriedades:

» Propriedades diuréticas: As sementes de melancia possuem compostos que estimulam o sistema renal para eliminar o excesso de líquidos do corpo. Esta propriedade é importante para o tratamento natural da retenção de líquidos, hipertensão arterial e doenças relacionadas com o sistema renal, como por exemplo infecções urinárias ou pedras nos rins;
» Propriedades antioxidantes: As sementes de melancia proporcionam zinco e magnésio, dois minerais que agem reduzindo a ação dos radicais livres;
» Propriedades para tratar dislipidemias: Estas sementes são ricas em ácidos graxos poli-insaturados, como por exemplo ômega 3 e ômega 6;
» Propriedades energéticas: As sementes de melancia são uma fonte importante de energia (557 calorias/100 g).

Se quiser aproveitar suas propriedades não descarte as sementes, incorpore-as à sua dieta diária, seja quando preparar sucos ou shakes. Inclusive, na cultura oriental são consumidas assadas ou dentro de sopas e refogados.

Como você pode ver, a melancia tem seus segredos nutritivos. Não descarte as sementes, aproveite-as e proporcione essas propriedades ao seu organismo.

Quer usar o chá? Veja como fazê-lo:

INGREDIENTES
Ingredientes:
Compre ou junte as sementes (deixe secar na sombra e depois triture).

MODO DE PREPARO
Modo de Fazer:
Esquente a água até que atinja a fervura e em seguida adicione as sementes, mantendo, a partir daí o recipiente tampado até que o chá adquira uma temperatura mais amena. É importante que o chá esteja fresco, ou seja, é necessário que seja feito no dia em que for consumido para garantir dessa forma o aproveitamento de todas as suas propriedades. Não cometa o crime de adoçar o chá, ele perderá parte das propriedades de que você tanto precisa.

Bjo! Li.