Se você está buscando uma dieta sem lactose, já deve ter ouvido falar na manteiga Ghee. Uma versão muito mais saudável da manteiga, e que pode ser preparada em casa de uma forma bem simples de fazer.

Ghee é o óleo purificado da manteiga, onde toda a água e os elementos sólidos e toxinas da gordura do leite e lactose são completamente removidos. Embora seja inteiramente preparado a partir da manteiga, suas propriedades diferem muito da manteiga em si. Quando o Ghee é preparado através do método tradicional de aquecimento e coação, toda a água é evaporada e os elementos sólidos da gordura do leite são completamente removidos. O resultado é um óleo dourado e brilhantemente transparente que não fica rançoso.

Apostando nessa mudança, é possível consumir um alimento livre do soro do leite e de outras impurezas presentes no produto que você encontra no mercado. Ela é feita a partir do leite de vaca, assim como o alimento tradicional, e passa por um processo de retirada das impurezas e resíduos sólidos, eliminando inclusive traços de lactose e deixando apenas o óleo. Essa transformação faz com que o alimento se torne muito mais saudável – e esse é um dos principais benefícios da manteiga Ghee.

A manteiga Ghee é uma manteiga clarificada que é usada na medicina Ayurveda e na cultura indiana como um alimento curativo e rejuvenescedor. Na Ayurveda, o Ghee é considerado Rasayana, ou seja, um alimento rejuvenescedor e regenerador, um tonificante que aumenta a força e a expectativa de vida, de propriedades emolientes, que serve de base para diversas preparações medicinais – é considerado um ótimo “portador” para todas as ervas que são tomadas com ele. Além disso é utilizado em técnicas de massagens, pois nutre tecidos profundos, sendo muito bom para peles secas e para prevenir rugas.

Como o processo de clarificação da manteiga elimina os traços de lactose do alimento, essa pode ser uma opção para pessoas que sofrem com intolerância à substância. Porém, tudo vai depender do nível de intolerância. Essa eliminação pode não ser completa. Por isso, pessoas alérgicas à proteína do leite ou intolerantes só devem apostar na Ghee com orientação médica.

Tem um sabor maravilhoso e é um ótimo óleo para cozinhar. Além de seu aroma refinado e sabor delicado, tem alto nível de resistência ao calor, e não queima facilmente. Legumes, verduras, tortas e outros alimentos preparados com Ghee são muito saborosos e nutritivos.

Se você está buscando perder peso, cuidado: Ao contrário do que muitos imaginam, ela não deixa de ser um alimento rico em gordura, com isso não é um alimento necessariamente indicado para quem está de dieta. Contudo, quem consome a manteiga normal pode encontrar na Ghee uma opção muito mais pura e menos prejudicial à saúde. O ideal é você sempre consultar a sua nutricionista.

INGREDIENTES
Ingredientes:

300 gramas de manteiga sem sal.

MODO DE PREPARO
Modo de preparo:

Coloque a manteiga em uma panela em fogo baixo. Ela vai derreter até começar a ferver. Então, observe que uma espuma se formará durante a fervura — ela sobe e, em seguida, baixa. Quando a segunda espuma se formar, aguarde alguns minutos e retire do fogo. Você vai observar que se formarão alguns cristais no fundo da panela, que é a lactose. Aguarde esfriar, coe e coloque em um vidro. Os cristais ficarão todos retidos no coador.

Leve ao freezer por cerca de 20 minutos até endurecer e depois retire. A manteiga Ghee estará pronta para usar! Armazene, de preferência, dentro da geladeira em potes de plástico ou vidro. Ela dura, em média 3 meses fora da geladeira, 6 meses na geladeira e 1 ano congelada!

Dicas:
Depois de coada, você pode aromatizá-la com ervas, como alecrim, orégano ou pimenta calabresa. É essencial conservar a manteiga Ghee em um vidro. Isso garante sua durabilidade. Ela pode ser guardada na geladeira ou mesmo em temperatura ambiente. Caso fique no refrigerador, tem validade de cerca de três dias (dependendo da quantidade). Em temperatura ambiente, a validade cai pela metade. Pode ser usada em pães e bolachas ou mesmo em receitas, assim como a tradicional.

Quando dourar temperos no Ghee, tenha-os à mão, pois, uma vez aquecido, ele atinge rapidamente temperaturas bem altas. Evite deixar cair água no Ghee quente, pois esta combinação pode respingar gordura quente de forma perigosa. A temperatura do Ghee para frituras deve ser médio-baixo e estará no ponto quando dourar o alimento em 1 minuto. Não coloque muitas porções de uma só vez, pois isto fará com que ele se esfrie e o resultado pode não sair satisfatório.

Bjo, Li.