Existe um grande preconceito em relação a moqueca, boa parte disso vem pelo uso do azeite de dendê na receita que apesar de calórico, possui muitos benefícios para a saúde. Mas morando de frente para o mar, não tem como não fazer uma boa moqueca de peixe fresco para a família no fim de semana, não é?

O azeite de dendê é rico em ácidos graxos e vitaminas A e E, ele também é um poderoso hidratante para os cabelos. Você pode aplicá-lo diretamente nos fios, lavando-os posteriormente com xampu para retirar o óleo. Entre os principais benefícios que o azeite de dendê proporciona à nossa saúde está a contenção do apetite.

O consumo regular deste óleo contribui ainda para a redução do Índice de Massa Muscular (IMC) e da circunferência abdominal. Apesar disso, o óleo de dendê tem muitas calorias e, por isso, não devendo ser utilizado em dietas de emagrecimento. Se este for o seu caso, pode fazer esta receita retirando o dendê, você perderá um pouco no sabor, mas ganhará na redução de calorias do prato.

Na culinária, ele pode ser utilizado tanto na substituição do óleo de cozinha, como em temperos e complementos. A combinação de uma reeducação alimentar, com a inserção do azeite de dendê no cardápio, e da prática de exercícios físicos regulares, é instrumento eficaz para uma boa dieta.

INGREDIENTES
Ingredientes:

Peixe
» 800g de filé de peixe (usei o pescada amarela);
» Suco de 1 limão;
» Sal ao gosto;
» Pimenta branca ao gosto.

Moqueca
» 1 cebola branca;
» 2 dentes de alho;
» 1 tomate maduro;
» 3 rodelas de pimentão amarelo;
» 3 rodelas de pimentão verde;
» 500ml de leite de coco;
» 2 colheres (sopa) óleo de coco (pode usar azeite extra virgem);
» 3 colheres (sopa) de azeite de dendê;
» 1 colher (chá) de cúrcuma;
» 1 molho de coentro.

MODO DE PREPARO
Modo de Preparo:
Corte em pedaços pequenos o tomate sem a pele e os pimentões – sem as sementes. Descasque a cebola e os dentes de alho, cortando a cebola em quatro partes, você usará duas partes agora e as outras duas depois. Coloque metade de tudo no processador. Junte o caldo dos limões e o sal. Bata até formar uma pasta – se necessário, pare de bater, raspe as laterais do processador com uma espátula e bata mais um pouco. Se preferir, pique os legumes bem fininho com uma faca e misture o caldo dos limões e o sal.

Lave o peixe sob água corrente e seque bem com um papel toalha. Transfira o peixe para uma tigela grande e regue com a pasta que você preparou no processador, envolvendo bem todos os pedaços. Cubra com filme e deixe marinar na geladeira, enquanto prepara os outros ingredientes da moqueca.

Em uma panela grande coloque o óleo de coco e adicione as outras duas partes da cebola, assim que dourar, coloque o restante do tomate sem pele cortado em pequenos pedaços, os pimentões e a cúrcuma. Em seguida adicione o peixe para incorporar os ingredientes refogados, sem mexer demais, para não espedaçar o peixe, depois adicione o leite de coco, o azeite de dendê e salteie o coentro.

Sirva com purê de banana da terra acompanhado de arroz integral com cenoura.

Purê de Banana da Terra:
Cozinhe bem a banana da terra e amasse, acrescente manteiga Ghee e um pouco de sal.

Ghee – Faça em casa a manteiga caseira sem lactose

Dê preferência aos ingredientes orgânicos e aos preparados em casa, são saborosos e muito saudáveis.

Bjo! Li.

Anúncios