A granola é uma mistura de ingredientes composta por uma grande variedade de grãos e outros elementos, como cereais, castanhas e frutas secas. A grande vantagem da granola é ser composta por um mix de cereais que contêm muita fibra e outros componentes importantes para o equilíbrio do organismo e para a regulação da função intestinal.

Segundo o Wikipédia ela foi inventada por um médico suíço em 1886 para aqueles que queriam ter uma alimentação saudável e de baixa caloria no café da manhã, até hoje é faz parte do café da manhã dos americanos. Ao misturar todos esses ingredientes, o médico criou um alimento altamente nutritivo.

Por ser rica em fibras, mantém a sensação de saciedade e ajuda ao funcionamento do sistema digestivo. A granola contêm proteína, vitaminas A, C, B1, B2, B6, B12 e também ferro, zinco e ácido fólico. As gorduras presentes na granola são gorduras saudáveis, assim como os carboidratos, pois não aumentam muito o açúcar no sangue, demorando mais tempo para serem digeridos e evitando ficar com fome rapidamente.

O problema é que muitas marcas, mesmo aquelas que se intitulam “saudáveis”, contêm grande quantidade de açúcar adicionado, que não contribui com qualquer valor nutricional. Evite produtos que listam muitas fontes de açúcar na lista de ingredientes, ficando com as opções que usam açúcares de frutas e mel. Produtos que são baixos em calorias ou pretendem ter “baixo teor de gordura” ou “sem açúcar”, muitas vezes eliminam os ingredientes saudáveis para fazer essa afirmação. Antes de comprar esses itens, considere os benefícios de saúde que podem ser sacrificados. Muitos produtos, mesmo aqueles divulgados como “todos os ingredientes naturais”, podem conter gorduras trans insalubres, corantes artificiais e conservantes, de modo que é necessário verificar atentamente o rótulo antes de comprar. Além de verificar os rótulos de informações nutricionais, também compare o conteúdo de calorias e tamanho da porção.

Para garantir mesmo as propriedades saudáveis deste delicioso alimento, o melhor mesmo é fazer em casa! Você pode personalizar os ingredientes para satisfazer seus gostos e evitar o consumo de todo esse material industrializado, artificial, que é encontrado em muitas lojas de produtos naturais. Segue aqui a nossa sugestão…
INGREDIENTES


Ingredientes:

» 2 xícaras de aveia em flocos;
» 1 xicara de amêndoas;
» ½ xicara de castanhas do pará;
» ½ xicara de nozes;
» ½ xicara de cramberrys desidratados;
» 2 colheres (sopa) de gergelim;
» 1 colher (sopa) de semente de chia;
» 1 colher (sopa) de uvas passas;
» ½ xícara de semente de girassol;
» ½ xícara de semente de abóbora;
» 2 colheres (sopa) de óleo de coco.

MODO DE PREPARO


Modo de Preparo:

Preaqueça o forno à 200º C. Triture todas as oleaginosas em pedaços bem pequenos. Misture todos os ingredientes e distribua em uma forma grande forrada com papel manteiga. Coloque no forno por 20 minutos. Tire e mexa a mistura por 2 vezes durante esse tempo. Depois deixe esfriar e guarde em um pote de vidro.

Bjo! Li.