Confesso que até preparar essa receita eu nunca tinha tido vontade de experimentar a couve-flor, sempre achei ela com uma aparência muito estranha para comer, mesmo sabendo de todos os seus benefícios para a saúde.

Por outro lado, sempre fui um apaixonado por pizza e desde que iniciei esta mudança dos meus hábitos alimentares, buscando uma vida mais alcalina, diminui bastante o consumo deste delicioso disco coberto de queijo.

Sempre gostei de preparar a minha própria pizza, cheguei a criar uma receita de massa própria para fazer junto com os amigos, mas não era nada saudável. Pesquisando bastante junto com Lívia, acabamos achando várias receitas de massa usando a couve-flor, mas sempre tive este pré-conceito com este vegetal. Até que resolvemos testar e depois de algumas adaptações achamos uma que o gosto neutro da massa não interfere no resultado final e conseguimos uma pizza com massa saudável e gostosa!

Se você me perguntar, é igual a massa tradicional? Vou te dizer que não! Mas se você quer levar uma vida mais saudável, vale muito à pena trocar.

A COUVE-FLOR

A couve-flor é da mesma família de vegetais como brócolis e da couve de bruxelas, e compartilha muitas das mesmas características saudáveis, inclusive ser um alimento alcalino. Ela tem uma boa quantidade de fibras e é uma grande fonte de vitamina C. Os benefícios que a couve-flor oferece vão desde a perda de peso até a sensação de saciedade devido às suas fibras, melhora também o sistema digestivo, melhora a memória, entre outros.

Ao escolher couve-flor fresca, procure uma que esteja firme, sem manchas amareladas ou amarronzadas, e que tenha folhas verdes anexadas ao caule. Guarde o vegetal inteiro com o caule para baixo na geladeira em um saco plástico que permita a ventilação para não acumular água. Desse modo, ela deve durar por cerca de cinco dias.

 

INGREDIENTES
Ingredientes:
» 2 xícaras de couve-flor (só as florzinhas);
» 1 dente de alho;
» 1 ovo (para uma opção vegana use ovo de linhaça);
» 1 xícara de queijo mussarela ralado;
» 1 colher (chá) de orégano seco;
» 3 colheres (sopa) de farinha de arroz (pode usar farelo de aveia);
» Sal ao gosto;
» Pimenta do reino ao gosto.

 

MODO DE PREPARO
Modo de preparo:
Para preparar essa receita você pode utilizar apenas as florzinhas da couve-flor.

Cozinhe por 10 minutos no vapor, depois triture  em um processador, ou no mix junto com o alho. Depois, transfira esta massa para um pano de prato, para drenar o excesso de água. Transfira a massa para um bowl, acrescentar o ovo, o queijo, o orégano, o sal e a pimenta. Misturar bem.

Untar a assadeira com um pouco de óleo de coco (ou azeite de oliva) e modelar a massa em forma de um disco de pizza. Levar ao forno preaquecido 220°C por aproximadamente 20 min ou até que as bordas comecem a dourar.

Retire a massa do forno (mantenha o forno ligado) e com a ajuda de uma espátula, vá desgrudando a massa do fundo aos poucos para não quebrar. Espalhe uma camada de molho, adicione o queijo e a cobertura de sua preferência. Volte ao forno para terminar de assar, apenas o tempo de derreter o queijo e a massa ficar dourada por baixo.

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Molho de tomate caseiro:
Coloque dois tomates picados no liquidificador e adicione azeite, alho, um pouquinho de sal e o tempero que desejar (gosto muito de manjericão fresco). Bata até que fique uniforme e reserve.

Sugestão de recheio:
» 1 xícara de molho de tomate caseiro;
» Folhas de manjericão fresco ao gosto;
» 1 tomate, cortado em rodelas;
» ¼ xícara de queijo parmesão ralado;
» 1 colher (chá) de manjericão seco;
» 2 xícaras de queijo mussarela.

Rende uma pizza média. Sirva de preferência ainda quente.

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