Muita gente não sabe, mas o caju é um pseudofruto, pois na verdade o fruto mesmo é a castanha! O pseudofruto é rico em vitamina C, compostos bioativos e ferro. Pode ser consumido in natura ou como suco, mel, doces e destilados. A castanha de caju é rica em fibras, proteínas, minerais (magnésio, ferro, cobre e zinco), vitamina K, vitamina PP, complexo B (menos a vitamina B12), carboidratos, fósforo, sódio e vários tipos de aminoácidos.

O que entendemos popularmente como “caju” se constitui de duas partes: o fruto propriamente dito, que é a castanha; e seu pedúnculo floral, o pseudofruto, um corpo piriforme, amarelo, rosado ou vermelho.
– Embrapa

O caju é nativo do Brasil, e é encontrado praticamente em todos os estados do país, apresentando predominância por aqui na região nordeste, devido ao nosso clima ser mais favorável a seu plantio. Está presente na poesia, nos ditados populares, nas crendices, no folclore e na culinária nordestina.

Por apresentar a cor amarela ou vermelha, o caju possui carotenoide que são responsáveis pela defesa imunológica do corpo, diminuindo as chances de se desenvolver um câncer ou alguma outra doença degenerativa. É rico em fibras promovendo uma maior saciedade que é de extrema importância para aqueles que necessitam perder peso. Devido à presença demasiada de licopeno e beta caroteno, o caju auxilia na prevenção do câncer de próstata e pulmão. Também possui gorduras monoinsaturadas que protegem o coração e reduzem o nível elevado de triglicérides, sendo de valia para pessoas portadoras de doenças cardíacas e diabéticos.

A presença de ferro e cálcio combate a anemia e fortalece os ossos, prevenindo a osteoporose. O caju apresenta grande concentração de vitamina C, até cinco vezes mais que a laranja, o que ajuda a fortalecer o sistema imunológico. Tem efeito diurético e depurativo, purificando assim o corpo humano de toxinas e resíduos. Ou seja, é ótimo para compor no seu suco detox!

Assim como qualquer outra fruta, o consumo do caju também pode ser incluído na sua dieta, basta consumir com moderação e sem adição de açúcar. O suco de caju, especialmente o que minha mãe faz, é o que eu mais gosto entre todas as bebidas saudáveis! Extremamente refrescante e saboroso o suco é uma delícia! Segue aqui uma receitinha bem fácil de como fazer o seu suco em casa:

INGREDIENTES
Ingredientes:
» 4 cajus cortados;
» 1 litro de água mineral gelada;
» 1 colher (sopa) de mel orgânico.

MODO DE PREPARO
Modo de preparo:
Bata a fruta e a água no liquidificador por 2~3 minutos. Não é necessário coar para não perder todas as fibras do seu suco, em seguida adoce como preferir e sirva bem gelado. Você pode acrescentar, chá de carqueja ou o suco de um limão para potencializar ainda mais o poder detox da sua bebida.

Para quem nunca visitou, vale muito à pena conhecer o maior cajueiro do mundo lá na região metropolitana de Natal. Ele tem o tamanho de um campo de futebol e produz o equivalente a 80 cajueiros normais.

Mantenha uma alimentação balanceada e pratique atividades físicas com regularidade.

[ ]’s, h.