A tapioca pode ser consumida em várias horas do dia, nós gostamos mesmo de prepara-la no café da manhã. Por ser um alimento rico em carboidratos, a tapioca é uma excelente fonte de energia para começar bem o seu dia.

Para quem acha que tapioca emagrece, cuidado. Quando comparamos ao pãozinho a tapioca ganha fácil, pois não contém sódio, gordura e é uma excelente opção para quem tem intolerância ao glúten, porém nutricionistas alertam que é preciso consumir com moderação e sugerem incrementar a massa com grãos ricos em fibras. Na comparação das fibras, ela ainda perde para o pão integral. Com isso, o que você vai colocar dentro é o que realmente fará a diferença.

Adicionando coisas boas

A semente de chia quando adicionada à farinha de tapioca pode melhorar a qualidade da proteína e também o índice glicêmico do alimento, favorecendo a saciedade e o emagrecimento, além de enriquecer a massa com ômega 3. No processo digestivo, as fibras incham e formam um gel, prolongando a sensação de saciedade, por isso a importância de inclui-la na massa.

Incluir no seu preparo um fio de óleo de coco e pedacinhos de amêndoas, ajudam a turbinar ainda mais a sua refeição, fazendo assim valer à pena troca-la pelo pão. O óleo de coco é 100% natural e apresenta propriedades que favorecem a perda de peso, reduzem o colesterol ruim e até controlam os níveis de açúcar no sangue.

Já a inclusão da cúrcuma eu sugiro pela sua ação anti-inflamatória. O poder da cúrcuma contra a gordura corporal e no processo de emagrecimento vale a nossa atenção, segundo especialistas, a utilização do tempero ajuda a diminuir os episódios de compulsão alimentar, evitando que o indivíduo ultrapasse o limite calórico diário. Além disso, a cúrcuma diminui a irrigação sanguínea no tecido adiposo, enfraquecendo as reservas de gordura do corpo e auxiliando, assim, no emagrecimento.

tapioca_livia1

Massa

INGREDIENTES
Ingredientes:
» 2 colheres (sopa) de goma de mandioca;
» 1 colher (sopa) de sementes de chia;
» 1 fio de óleo de coco;
» Adicione cúrcuma ao gosto.

MODO DE PREPARO
Modo de preparo:
Peneire a goma de mandioca antes de prepara-la. Coloque a goma de mandioca já peneirada junto com a chia e a cúrcuma em um saco plástico e misture para formar uma massa uniforme. Em uma frigideira espalhe a mistura pela panela já aquecida. Com uma espátula, vire a massa até que os dois lados fiquem sequinhos. Adicione um fio de óleo de coco. Prepare o recheio e coloque-o sobre a tapioca. Dobre a massa como se fosse um pastel, aqueça mais alguns segundos e sirva.

Recheios Salgados

{1}. Dourado na manteiga de garrafa

Essa receita da tapioca é clássica e a que meu filho mais gosta! O recheio é apenas um fio de manteiga de garrafa derretida com o calor da massa, lembrando um pão na chapa. É uma ótima pedida para o café da manhã.

{2}. Rúcula com tomate seco

Ingredientes:

» 50g de tomate seco picados;
» 50g de queijo minas light (pode usar o coalho);
» ½ xícara (chá) de rúcula higienizada e picada.

Modo de preparo:

Misture todos os ingredientes e reserve. Despeje sobre a massa quando esta estiver aquecida e uniforme, espere o queijo derreter e sirva.

{3}. Ovo, tomate e linhaça

Ingredientes:

» 1 colher (sopa) de semente de linhaça;
» 1 ovo;
» ½ tomate picado em cubos;
» 1 colher (chá) de azeite;
» Orégano e sal ao gosto.

Modo de preparo:

Misture todos os ingredientes e reserve. Despeje sobre a massa quando esta estiver aquecida e uniforme e depois sirva.

{4}. Frango com ricota

Ingredientes:

» ½ peito de frango sem pele;
» 150g de ricota em cubinhos;
» 1 tomate em cubinhos sem as sementes;
» 1 colher (sopa) de azeite;
» 1 cebola pequena picada;
» 1 dente de alho picado;
» 1 colher (chá) de amido de milho;
» ½ xícara de água;
» 1 colher (sopa) de parmesão ralado;
» 1 ramo de salsinha picada;
» Sal e pimenta do reino ao gosto.

Modo de preparo:

Cozinhe o frango em água e sal e desfie. Doure o alho e a cebola no azeite, adicione o frango, refogue por 2 minutos e acrescente o tomate. Tempere com o sal e a pimenta. Coloque a ricota e refogue por mais uns 5 minutos. Dissolva o amido em ½ xícara de água e junte à receita, vá mexendo até que engrosse. Desligue o fogo, adicione o parmesão e a salsinha, tampe a panela e deixe descansar por 15 minutos.

Despeje sobre a massa quando esta estiver aquecida e uniforme e depois sirva.

{5}. Carne seca com queijo coalho

Ingredientes:

» 200g de carne seca cozida e desfiada;
» 100g de queijo coalho;
» ½ cebola em cubos;
» ½ dente de alho picado;
» Orégano e sal ao gosto.

Modo de preparo:

Misture todos os ingredientes e reserve. Despeje sobre a massa quando esta estiver aquecida e uniforme, espere o queijo derreter e sirva.

Se quiser criar um efeito visual de renda na sua tapioca, rale o queijo coalho no ralador fino e despeje um pouco no centro da frigideira após a primeira virada da massa, desta forma ele criará uma crosta crocante na parte de cima da tapioca parecendo uma renda, típica do Nordeste. Se tiver cortadores em formatos de estrela ou bichinhos, use sua imaginação no queijo e surpreenda as crianças!

Recheios Doces

{1}. Creme de alfarroba com banana

Ingredientes:

» 1 barra de 25g de alfarroba;
» ½ xícara (chá) de leite desnatado;
» 1 colher (chá) de aveia;
» 1 colher (chá) de açúcar mascavo;
» ½ colher (chá) de amido de milho;
» 1 banana nanica.

Modo de preparo:

Coloque a alfarroba em uma panela e em banho-maria e mexa até que derreta por completo. Adicione o leite, a aveia, o açúcar e o amido, mexendo até engrossar e então acrescente a fruta picada. Reserve. Despeje sobre a massa quando esta estiver aquecida e uniforme.

{2}. Queijo cottage, amêndoas e mel

Ingredientes:

» 2 colheres (sopa) de queijo cottage;
» 1 colher (sopa) de amêndoas picadas;
» 1 colher (chá) de mel orgânico.

Modo de preparo:

Misture todos os ingredientes e reserve. Despeje sobre a massa quando esta estiver aquecida e uniforme.

{3}. Maçã, café e cachaça

Ingredientes:

» 1 maçã cortada em fatias;
» 4 bananas passas cortadas (pode usar um pouco de uvas passas);
» 4 nozes picadas;
» 100ml de café;
» 100ml de cachaça;

Modo de preparo:

Em um processador, bata a banana passa, as nozes e o café. Em uma frigideira, adicione a maçã até dourar. Depois acrescente a mistura que está no processador e flambe com a cachaça. Despeje sobre a massa quando esta estiver aquecida e uniforme.

{4}. Cestinha de tapioca com morangos e coco

Para este preparo, após aquecer a massa de tapioca no lugar de rechear, você vai retira-la do fogo e acomodar em forminhas de cupcake (pode usar forminhas de empada). Repita o procedimento até preencher todas as forminhas que desejar. Com a forma toda preenchida, leve ao forno médio por cerca de 10~15 minutos para firmar. Retire do forno, espere esfriar e retire das forminhas.

Ingredientes:

» 2 xícaras (chá) de leite desnatado;
» 4 colheres (sopa) de adoçante natural Stevia;
» 1 colher (sopa) de amido de milho;
» ½ xícara (chá) de coco desidratado;
» 2 xícaras (chá) de morangos;

Modo de preparo:

Misture o leite, o adoçante natural, o amido de milho e o coco e leve ao fogo até engrossar. Retire e espere esfriar, mexendo sempre. Recheie as tapiocas com o creme de coco e enfeite com os morangos.

{5}. Banana com canela

Ingredientes:

» 1 banana madura;
» 1 colher de chá de canela;
» Mel orgânico ao gosto.

Modo de preparo:

Coloque a banana em uma vasilha e leve para o micro-ondas, com casca e tudo, por 40 segundos. Descasque a fruta e corte-a em fatias finas (pode ser amassada também). Reserve. Despeje sobre a massa quando esta estiver aquecida e uniforme. Polvilhe o prato com canela e um fio de mel.

Bjo! Li.

Anúncios