Os ovos orgânicos são produzidos por galinhas que recebem uma alimentação 100% orgânica, ou seja, sem agrotóxicos e fertilizantes químicos. Não é permitido também usar remédios para crescimento e nem antibióticos. Com essas restrições, o ovo orgânico não vem com qualquer resíduo químico.

As galinhas são criadas em condições que prezam seu bem-estar e seu comportamento natural, bem ecologicamente correto. Por exemplo, é proibida a prática da debicagem e do confinamento em gaiolas. Estudos dizem que galinhas criadas assim, soltas, põem ovos com cerca de 4 vezes mais vitamina A do que os de granja. Para chamar seus ovos de “orgânicos”, o produtor precisa receber um certificado emitido por uma certificadora terceirizada, que segue parâmetros ditados pelo Ministério da Agricultura.

Que tal aproveitar esses benefícios dos ovos orgânicos e turbinar o seu café da manhã com algumas especiarias?

Cúrcuma

A cúrcuma, também conhecida como açafrão da terra e açafrão da Índia, deve suas propriedades curativas à curcumina. No que diz respeito à prevenção do câncer em seres humanos, um estudo conduzido em 25 pacientes, revelou que a curcumina seria capaz de bloquear os processos pré-cancerígenos. Os casos de câncer também seriam reduzidos em populações que consomem cúrcuma todos os dias ou por longos períodos diários a uma quantidade entre 100 e 200 mg. Um estudo de 2007, realizado em um laboratório de células de câncer de intestino, mostrou que um tratamento combinado com cúrcuma e quimioterapia seria mais eficaz em aniquilar as células cancerosas em comparação com a quimioterapia sozinha.

Pimenta do reino

Você já deve ter ouvido falar sobre o benefício de misturar a cúrcuma com uma pitada de pimenta do reino preta para criar uma combinação benéfica de especiarias. A base para esta afirmação vem de um estudo realizado por pesquisadores da University of Michigan Comprehensive Cancer e publicado na revista Breast Cancer Research and Treatment. A pimenta do reino preta, em combinação com a cúrcuma, provou ser capaz de inibir o crescimento de células cancerosas relacionadas com o câncer de mama. Pimenta do reino preta, por si só, não teve efeitos negativos sobre as células saudáveis. É muito fácil de adicionar uma pitada de pimenta do reino aos nossos pratos. Esta é uma especiaria muito saborosa, além de saudável e que pode ajudar a reduzir a quantidade de sal que colocamos em nosso alimento.

INGREDIENTES
Ingredientes:

» 1 ovo orgânico;
» 1 fio de óleo de coco;
» ½ colher (chá) de cúrcuma;
» Pimenta do reino ao gosto.

MODO DE PREPARO
Modo de preparo:

Numa frigideira, coloque um fio de óleo de coco, a cúrcuma e a pimenta do reino. Quando estiver quente coloque o ovo e faça ele mexido, misturando todos os ingredientes.

Bjo! Li.