Não posso nem dizer que essa é uma excelente opção para se aquecer no friozinho porque por aqui onde eu moro não faz frio em nenhuma época do ano! Mas na terra onde se toma caldinho de feijão quente na praia, debaixo de um sol de 40º, essa sopinha quente no final do dia não é nada mal.

A abóbora

Também conhecida como cabotiã, não é muito calórica e possui um baixo índice glicêmico, além de ser uma excelente fonte de fibras. A abóbora é riquíssima em carotenoides. Esses pigmentos, que dão a cor alaranjada, são potentes antioxidantes. Além de ser rica em potássio, cálcio, fósforo, ferro, magnésio, zinco, fibra, riboflavina e vitaminas A, C, E e complexo B.

Na hora da compra a casca deve estar firme, lisa, sem rachaduras e não ter manchas. Se comprar em pedaços, escolha os que tem um aspecto fresco. Quando verde, deve ser conservada em lugar fresco e arejado. Quando madura deixe na geladeira.

O gengibre

É bastante indicado para programas de desintoxicação do organismo, além de ser considerado um poderoso anti-inflamatório, anticoagulante, antioxidante e bactericida. Na hora de comprar, escolhas as rizomas de gengibre que são pesadas, duras e que não tenha rugas, essas estão no auge de sua vida e são as que devem ser escolhidas. Para guardar no armário pode usar por uns 7 dias, agora se você for guardar na geladeira, ela aguenta ainda 12 dias sem perder gosto ou frescor.

O gengibre também é rico em substâncias termogênicas que ativam o metabolismo do organismo e potencializam a queima de gordura. Na cozinha ele dá um sabor e um aroma fantástico em vários pratos que preparo.

 

INGREDIENTES
Ingredientes:

» 2 colheres (sopa) de óleo de coco;
» 1 cebola branca picada;
» 1 dente de alho picado;
» ½ abóbora descascada e picada;
» 2 colheres (sopa) de gengibre ralado;
» 1 colher (chá) de azeite extra virgem;
» 1 litro de água;
» 1 colher (chá) de sal rosa do Himalaia;
» Pimenta do reino ao gosto.

MODO DE PREPARO
Modo de preparo:

Numa panela funda aqueça o óleo de coco e refogue o alho e a cebola. Junte a abóbora e refogue mais um pouco, depois acrescente o gengibre picado. Coloque a água para ferver em outra panela e só depois cubra todos os ingredientes e deixe cozinhar até a abóbora começar a desmanchar. Retire do fogo, espere amornar.

Bata tudo no liquidificador até conseguir uma consistência homogênea. Volte a mistura na mesma panela e leve ao fogo para aquecer por cerca de 3 minutos.

Sirva com um fio de azeite e polvilhando orégano ao gosto.

Bjo, Li.

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