Aqui vai a receita de uma das sopas mais ricas em nutrientes deste blog até agora. O alho-poró é saboroso e tem um sabor adocicado e mais suave do que da cebola, mas é da mesma família. 90% do seu conteúdo é composto por água, sendo um alimento de baixa caloria.

Graças a esta grande quantidade de água, alta quantidade de potássio e baixa quantidade de sódio, também é conhecido por ser diurético, ajudando a eliminar toxinas do organismo e eliminar a retenção de líquidos. Ajuda também no combate à prisão de ventre. Seus benefícios também estão relacionados a condições respiratórias, pois ajuda a curar a tosse intensa com seu efeito antibacteriano. Possui ainda vitaminas importantes como a C, E e B6, além de ácido fólico, potássio e carotenos.

Já a cenoura, entre outras coisas, melhora a digestão e combate a prisão de ventre, por ser rica em fibras, fortalece o sistema imunológico, por ser rica em antioxidantes e previne o envelhecimento precoce, por ser rica em vitamina A e antioxidantes.

 

INGREDIENTES
Ingredientes:
» Um fio de azeite extra virgem;
» ½ dente de alho;
» ½ cebola branca cortada em cubos pequenos;
» 2 colheres (sopa) de alho-poró (parte branca);
» 2 cenouras raladas;
» ½ batata-doce;
» 1 colher (chá) de gengibre ralado;
» 3 unidades de cravo da índia;
» 2 unidades de folha de louro;
» 1 colher (chá) noz moscada;
» 500ml de água;
» Sal rosa do Himalaia ao gosto;
» Pimenta do reino ao gosto.

MODO DE PREPARO
Modo de preparo:

Separe a parte verde do alho-poró e coloque com 500 ml de água, deixe ferver por 10 minutos e reserve. Em uma panela de pressão coloque o azeite, o alho, cebola e alho-poró. Quando refogar bem, adicione o restante dos ingredientes. Adicione a água. Adicione o sal e a pimenta-do-reino. Tampe a panela e deixe pegar pressão por 10 minutos. Ao fim deste tempo, espere sair a pressão e, com um mixer ou liquidificador, tomando muito cuidado para não espirrar o conteúdo quente em você, bata bem até ter uma mistura bem homogênea e sem pedaços.

Finalizando o prato:
Se julgar necessário adicionar mais água para deixar a sopa mais líquida do que um creme, fique à vontade. Sirva polvilhado com ervas finas, orégano ou manjericão desidratado.

Bjo, Li.

Anúncios