O nhoque de batata doce é uma das versões mais saudáveis de serem consumidas e pode vir acompanhado de diferentes molhos, e sinceramente, é um dos pratos que mais amo!

O nhoque é considerado por alguns historiadores como o prato mais antigo da Itália, tendo sido saboreado até pelos antigos romanos desde o século X a.c. Tradicionalmente era preparado no norte da Itália, mas com a imigração italiana no início do século XIX, acabou se alastrando e ganhando fãs em todo o mundo.

Existe uma lenda em torno desse prato. Conta-se que num dia 29 de dezembro, ainda no século IV, São Pantaleão vagava faminto e vestido como um andarilho por um vilarejo da Itália. Ele bateu na porta de uma casa em busca de comida, e a família permitiu sua entrada, dividindo a refeição com ele. Como a família era grande e tinha pouca comida, cada pessoa comeu apenas sete massas de nhoque. São Pantaleão comeu, agradeceu a acolhida e foi embora. Quando a família foi recolher os pratos, descobriu que embaixo de cada de cada um deles havia dinheiro.

Então, tradicionalmente, todo dia 29 passou a ser o dia do nhoque da fortuna. As pessoas comem nhoque e colocam notas de dinheiro embaixo do prato, comendo sete pedacinhos do nhoque em pé. De acordo com essa crença popular, este ritual traz fortuna e sorte à pessoa.

Preparo da Massa

INGREDIENTES
Ingredientes:
» 2 batatas doce grandes limpas e escovadas;
» 1 ovo;
» 1 ½ xícara de farinha de trigo integral (ou farinha de aveia);
» ¼ xícara de queijo parmesão ralado;
» ½ maço de espinafre;
» Sal rosa do Himalaia ao gosto;
» Pimenta do reino ao gosto.

MODO DE PREPARO
Modo de preparo:
Cozinhe no vapor a batata doce com a casca até ficarem macias. Quando estiverem cozidas, retire-as da água, descasque-as com a ajuda da ponta de uma faca e amasse-as formando um purê. Em uma panela, cozinhe o espinafre e depois bata as folhas no liquidificador com o ovo até obter uma massa mole. Junte essa massa ao purê de batata doce, adicione queijo ralado e uma pitada de sal. Vá adicionando a farinha de trigo integral aos poucos até obter uma massa homogênea que desgrude das mãos.

Faça um rolo com a massa e corte em pequenas partes para formar os nhoques. Se desejar pode decorar os nhoques amassando-os de leve com a ponta de um garfo. Coloque-os para cozinhar em água fervendo, quando subirem estão prontos. Retire-os da água e sirva com o molho de sua preferência.

FOTO POST SALADA NHOQUE 2

Molho Bolonhesa

Ingredientes:
» ½ kg de carne moída de Patinho Bovino;
» 2 colheres (sopa) de azeite;
» 1 dente de alho picados;
» ½ cebola picada;
» 1 tablete de caldo de carne;
» 2 tomates picados sem semente;
» 1 xícara de molho de tomate;
» Sal a gosto;
» Manjericão.

Modo de preparo:
Em uma panela refogue alho e cebola no azeite. Junte o caldo de carne e depois a carne moída e mexa até dourar. Junte a cenoura ralada, o molho de tomate e deixe cozinhando em fogo baixo por 10 minutos. Ajuste o sal e finalize com o manjericão. Disponha o nhoque em uma travessa e acrescente o molho por cima. Experimente adicionar pedaços de calabresa. Fica uma delícia!

Molho Branco

Ingredientes:
» ½ litro leite desnatado;
» 2 colheres (sopa) farinha de trigo integral;
» ¼ xícara de queijo parmesão ralado;
» ½ cebola picada;
» 1 colher (chá) de azeite de oliva;
» 1 pitada de sal;
» Pimenta do reino ao gosto;
» Noz moscada ao gosto.

Modo de preparo:
Misture metade do leite na farinha de trigo até dissolver e formar um creme. Em uma panela refogue a cebola no azeite de oliva até ficar translúcida, então acrescente o leite e deixe levantar fervura. Reduza o fogo, acrescente o creme feito com farinha e mexa sem parar até engrossar. Tempere com sal, pimenta do reino, noz moscada e o queijo ralado. Disponha o nhoque em uma travessa e acrescente o molho por cima.

[ ]’s, h.

Anúncios