Se todos soubessem os benefícios de se fazer o seu próprio pão em casa, não passaríamos mais em frente a uma padaria. O pão integral pode ser mais saudável para consumo, pois fornece maior quantidade de fibras ao corpo, o que contribui para melhorar o sistema intestinal e digestivo e manter tudo funcionando corretamente.

Essa receita foi inspirada em um post da Bela Gil, mas com algumas adaptações pessoais!

Leia também:
Ghee – Faça em casa a manteiga caseira sem lactose

INGREDIENTES
Ingredientes:

» 4 xícaras de farinha de trigo integral;
» 3 colheres (chá) de fermento biológico seco instantâneo;
» 2 ½ xícaras de água morna;
» 1 colher (chá) de sal;
» 1/3 xícara de óleo de coco (pode usar manteiga Ghee);
» 1 colher (chá) de açúcar mascavo (pode usar mel orgânico);
» 1 colher (sopa) de farinha de trigo branca para polvilhar.

MODO DE PREPARO
Modo de preparo:

Numa tigela, misture a farinha integral, o fermento e a água com a ajuda de uma colher de pau. Cubra com um pano e deixe descansar por 10 minutos. Adicione o sal, o óleo e a farinha branca. Misture com as mãos até a massa ganhar forma. Leve a massa para uma superfície lisa polvilhada com farinha e amasse muito bem por volta de dez minutos. Adicione mais farinha se precisar. Unte duas formas de pão ou forre-as com papel manteiga e distribua a massa entre as duas formas.

Deixe a massa descansar por uma hora em um lugar morno. Ligue o forno à 180ºC e coloque os pães para assar por 30 minutos. Retire do forno e retire da forma antes de esfriar completamente.

Dica: Desenforme o pão. Ao tirá-lo da forma ele deve parecer leve e produzir um som oco quando você bater com os dedos na sua base. Se necessário, devolva-o ao forno, fora da forma, por mais 5 minutos para endurecer as laterais e a base. Ponha-o numa grade metálica para esfriar. Conserva-se por até 5 dias.